segunda-feira, 21 de novembro de 2016

A função de direção nas empresas

DIREÇÃO
Conforme Sobral e Peci (2008, p. 199) “[...] direção é a função da administração responsável pela orientação das pessoas para um propósito comum”.
Sobral e Peci (2008) afirma que para orientar as pessoas é necessário saber suas necessidades, motivar cada um dos participantes, liderar e criar ambientes de trabalho que possam satisfazer os colaboradores. As pessoas são complexas, difíceis de controlar e entender. Esse processo é interpessoal entre empresa e colaboradores.
Motivação
Para Sobral e Peci (2008, p.207) “a motivação pode se definida como predisposição individual para exercer esforços que busquem alcance de metas organizacionais, condicionada pela capacidade de esses esforços satisfazerem..., alguma necessidade individual”.
Para Sobral e Peci (2008, p.2009) “Essa perspectiva é representada por pensadores como Maslow, Herzberg, McClelland, entre outros.”
Segundo Sobral e Peci (2008) a teoria da hierarquia das necessidades, realizada por Abraham Maslow.  Possuímos estímulos internos, no qual ele chama de necessidades. Essa pirâmide possui 5 níveis. 
Figura 1 – Pirâmide de Abraham Maslow.


Um fator só constitui como motivação, quando uma necessidade de nível inferior estiver satisfeita.
 Teoria dos dois fatores
“Seu objetivo era identificar os fatores que causam a satisfação e a insatisfação dos empregados no ambiente de trabalho”¹
Segundo Sobral e Peci (2008, p.210)

[...] a satisfação e insatisfação no trabalho decorrem de dois conjuntos substancialmente diferentes e separados de fatores”. Fatores higiênicos referem-se ao conjunto de fatores que são responsáveis pela insatisfação no trabalho, mas que, quando observados não levam à insatisfação. [...] Fatores motivacionais que influenciam a satisfação no trabalho. Realização, reconhecimento, progresso e responsabilidade são alguns dos mais importantes fatores motivacionais.

Teoria das três necessidades
Segundo Sobral e Peci (2008) a teoria foi criada por McClelland. Para ele a motivação se divide em 3 impulsos.
A necessidade de realização: vontade de realizar metas difíceis, coisas desafiadoras e de superar os outros.
A necessidade de poder: tentativa de influenciar e controlar as pessoas, ter o comando e a autonomia sobre todos.
A necessidade de afiliação:  vontade de aproximar-se dos outros, fazer amigos e evitar discussões.
 
Liderança
 
Conforme Sobral e Peci (2008, p.216) “liderança pode ser definida como o processo social de dirigir e influenciar o comportamento dos membros da organização, levando-os a realização de determinados objetivos.”
Ao referir-se a tal assunto Sobral e Peci (2008) mostra as pesquisas que foram feitas por Kurt Lewin , onde foi descoberto 3 estilos de liderança, são elas: liderança autocrática, democrática e laissez-faire.
Estilo Autocrático: é a centralização da autoridade e tomada de decisão. Nesse estilo o funcionário tem baixa participação.
Estilo Democrático: os funcionários possuem participação na tomada de decisão. Ajuda a decidir os métodos de como conseguiram atingir as metas junto com o administrador.
Estilo laissez- faire: esse estilo de liderança dá ao funcionário total autonomia, deixo-o livre para decidir como realizar o trabalho.
Para Sobral e Peci (2008) outro estudo feito, foi de Robert Blake e Jane Mouton, a grade gerencial. Esse estudo comprovou o que as outras pesquisas tinham notado.

Quadro1-Grade Gerencial 


Comunicação.

Na explicação de Chiavenato (2006, p.443) “[...] em um mundo onde a informação é rapidamente disponibilizada e compartilhada pelas organizações, sobressaem aquelas que são capazes de transformá-la rapidamente em oportunidades em termos de novos produtos e serviços antes que outras organizações o façam.”
Ainda sobre esse assunto Chiavenato (2006) a tecnologia pode ser fácil de conseguir mas o que faz mesmo a diferença nas empresas são as pessoas.

Conflitos nas empresas.

De acordo com Vecchio (2008) não dá pra controlar os conflitos, eles podem ter um resultado positivo e administrados de forma correta. O inverso também pode ocorrer se o administrador for ignorado ou tratado de forma incorreta. Os conflitos podem fazer com que impeça a realização das metas da empresa.

Referências.
  
CHIAVENATO, Idalberto. Administração Geral e Pública: teoria e mais de 500 questões com gabarito. 1.ed. Rio de Janeiro: Elsevier,2006.

PERIARD, Gustavo. Tudo sobre a teoria dos dois fatores de Frederick Herzberg. Disponível em: < http://www.sobreadministracao.com/tudo-sobre-a-teoria-dos-dois-fatores-de-frederick-herzberg/> Acesso em: 20 nov.2016.

SOBRAL, Filipe; PECI, Alketa. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2008.


VECCHIO, R. P. Comportamento organizacional: conceitos básicos. 6. ed, Tradução Roberto Galman. São Paulo: Cengage Learning, 2008.

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