DIREÇÃO
Conforme
Sobral e Peci (2008, p. 199) “[...] direção é a função da administração
responsável pela orientação das pessoas para um propósito comum”.
Sobral
e Peci (2008) afirma que para orientar as pessoas é necessário saber suas
necessidades, motivar cada um dos participantes, liderar e criar ambientes de
trabalho que possam satisfazer os colaboradores. As pessoas são complexas, difíceis
de controlar e entender. Esse processo é interpessoal entre empresa e
colaboradores.
Motivação
Para
Sobral e Peci (2008, p.207) “a motivação pode se definida como predisposição
individual para exercer esforços que busquem alcance de metas organizacionais,
condicionada pela capacidade de esses esforços satisfazerem..., alguma
necessidade individual”.
Para
Sobral e Peci (2008, p.2009) “Essa perspectiva é representada por pensadores
como Maslow, Herzberg, McClelland, entre outros.”
Segundo
Sobral e Peci (2008) a teoria da hierarquia das necessidades, realizada por
Abraham Maslow. Possuímos estímulos
internos, no qual ele chama de necessidades. Essa pirâmide possui 5 níveis.
Figura 1 – Pirâmide de Abraham Maslow.
Um
fator só constitui como motivação, quando uma necessidade de nível inferior
estiver satisfeita.
Teoria dos dois fatores
“Seu
objetivo era identificar os fatores que causam a satisfação e a insatisfação
dos empregados no ambiente de trabalho”¹
Segundo
Sobral e Peci (2008, p.210)
[...] a satisfação e
insatisfação no trabalho decorrem de dois conjuntos substancialmente diferentes
e separados de fatores”. Fatores higiênicos referem-se ao conjunto de fatores
que são responsáveis pela insatisfação no trabalho, mas que, quando observados
não levam à insatisfação. [...] Fatores motivacionais que influenciam a
satisfação no trabalho. Realização, reconhecimento, progresso e
responsabilidade são alguns dos mais importantes fatores motivacionais.
Teoria
das três necessidades
Segundo
Sobral e Peci (2008) a teoria foi criada por McClelland. Para ele a motivação
se divide em 3 impulsos.
A
necessidade de realização: vontade de realizar metas difíceis, coisas
desafiadoras e de superar os outros.
A
necessidade de poder: tentativa de influenciar e controlar as pessoas, ter o
comando e a autonomia sobre todos.
A
necessidade de afiliação: vontade de
aproximar-se dos outros, fazer amigos e evitar discussões.
Liderança
Conforme
Sobral e Peci (2008, p.216) “liderança pode ser definida como o processo social
de dirigir e influenciar o comportamento dos membros da organização, levando-os
a realização de determinados objetivos.”
Ao
referir-se a tal assunto Sobral e Peci (2008) mostra as pesquisas que foram
feitas por Kurt Lewin , onde foi descoberto 3 estilos de liderança, são elas:
liderança autocrática, democrática e laissez-faire.
Estilo
Autocrático: é a centralização da autoridade e tomada de decisão. Nesse estilo
o funcionário tem baixa participação.
Estilo
Democrático: os funcionários possuem participação na tomada de decisão. Ajuda a
decidir os métodos de como conseguiram atingir as metas junto com o
administrador.
Estilo
laissez- faire: esse estilo de liderança dá ao funcionário total autonomia,
deixo-o livre para decidir como realizar o trabalho.
Para
Sobral e Peci (2008) outro estudo feito, foi de Robert Blake e Jane Mouton, a
grade gerencial. Esse estudo comprovou o que as outras pesquisas tinham notado.
Quadro1-Grade
Gerencial
Comunicação.
Na
explicação de Chiavenato (2006, p.443) “[...] em um mundo onde a informação é
rapidamente disponibilizada e compartilhada pelas organizações, sobressaem
aquelas que são capazes de transformá-la rapidamente em oportunidades em termos
de novos produtos e serviços antes que outras organizações o façam.”
Ainda
sobre esse assunto Chiavenato (2006) a tecnologia pode ser fácil de conseguir
mas o que faz mesmo a diferença nas empresas são as pessoas.
Conflitos
nas empresas.
De
acordo com Vecchio (2008) não dá pra controlar os conflitos, eles podem ter um
resultado positivo e administrados de forma correta. O inverso também pode
ocorrer se o administrador for ignorado ou tratado de forma incorreta. Os
conflitos podem fazer com que impeça a realização das metas da empresa.
Referências.
CHIAVENATO,
Idalberto. Administração Geral e Pública:
teoria e mais de 500 questões com gabarito. 1.ed. Rio de Janeiro:
Elsevier,2006.
SOBRAL,
Filipe; PECI, Alketa. Administração:
teoria e prática no contexto brasileiro. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2008.
VECCHIO,
R. P. Comportamento organizacional:
conceitos básicos. 6. ed, Tradução Roberto Galman. São Paulo: Cengage
Learning, 2008.
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