Conceito
O processo de administração estratégica
começa com a análise do ambiente, isto é, nesse contexto, o ambiente
organizacional encerra todos os fatores, tanto internos como externos à
organização, que podem influenciar o progresso obtido através da realização de
objetivos da organização.
Os administradores devem compreender o
propósito da análise do ambiente, reconhecer os vários níveis existentes no ambiente
organizacional e entender as recomendações das normas para realizar uma análise
do ambiente.
Embora os procedimentos usados para
realizar uma análise do ambiente difiram muito de organização para organização,
muitas empresas têm a mesma razão principal para executar tal análise.
Análise do Ambiente Interno
O ambiente interno é o nível de ambiente da
organização que está dentro da organização e normalmente tem implicação
imediata e específica na administração da organização. A análise interna
tem por finalidade colocar em evidência as deficiências e qualidades da empresa
que está sendo analisada, ou seja, os pontos fortes e fracos da empresa deverão
ser determinados diante da sua atual posição produto-mercado. Essa análise deve
tomar como perspectiva para comparação as outras empresas do seu setor de
atuação, sejam elas concorrentes diretas ou apenas concorrentes potenciais.
Análise do ambiente externo
A análise do ambiente externo permite a uma
organização identificar oportunidades, ameaças e questões estratégicas que
poderão afetar seus fatores-chaves de sucesso. Uma vez identificadas as forças
ambientais que afetarão o desempenho de uma empresa como um todo, ficará mais
fácil a tarefa de minimizar o impacto e direcionar os esforços para os
resultados.
Esta análise tem por finalidade estudar a relação existente entre a empresa e seu ambiente em termos de oportunidades e ameaças, bem como a sua atual posição produto-mercado e, também, quanto à sua posição desejada no futuro.
As oportunidades podem ser do tipo:
a) Naturais: as oportunidades naturais são as incorporadas à natureza da empresa.
b) De evolução: as oportunidades de evolução são proporcionadas à empresa através da formação e consolidação gradativa de condições e circunstâncias que tenderão a concretizar uma vantagem definida e concreta.
c) Sinérgicas: as oportunidades sinérgicas proporcionam situações complementares e adicionais para a empresa. Normalmente, provocam modificações na estrutura organizacional e exigem novo setor de conhecimento.
d) De inovação: as oportunidades de inovação normalmente modificam as características econômicas fundamentais e a capacidade da empresa; requerem grande esforço, recursos de primeira classe e dispêndios em pesquisa e desenvolvimento.
Esta análise tem por finalidade estudar a relação existente entre a empresa e seu ambiente em termos de oportunidades e ameaças, bem como a sua atual posição produto-mercado e, também, quanto à sua posição desejada no futuro.
As oportunidades podem ser do tipo:
a) Naturais: as oportunidades naturais são as incorporadas à natureza da empresa.
b) De evolução: as oportunidades de evolução são proporcionadas à empresa através da formação e consolidação gradativa de condições e circunstâncias que tenderão a concretizar uma vantagem definida e concreta.
c) Sinérgicas: as oportunidades sinérgicas proporcionam situações complementares e adicionais para a empresa. Normalmente, provocam modificações na estrutura organizacional e exigem novo setor de conhecimento.
d) De inovação: as oportunidades de inovação normalmente modificam as características econômicas fundamentais e a capacidade da empresa; requerem grande esforço, recursos de primeira classe e dispêndios em pesquisa e desenvolvimento.
Referência:
SOBRAL, F.; PECI, A. Administração teoria e prática no contexto brasileiro. ed. Afiliada, São Paulo
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