domingo, 2 de outubro de 2016

Demonstrações financeiras de uma empresa S/A

Hoje iremos aprender um pouco sobre as demonstrações financeiras de uma empresa de capital aberto (ou sociedade anônima – S/A). Trouxe como um exemplo de sociedade anônima a empresa Ri Happy Brinquedos S/A em exercícios findos em 31 de dezembro de 2015 e 2014.

As demonstrações financeiras (ou demonstrativos financeiros) são relatórios que classificam e quantificam as contas de uma empresa. As mais utilizadas são o balanço patrimonial, a demonstração de resultados do exercício, a demonstração do fluxo de caixa, a demonstração das origens e aplicações de recursos e as alterações do patrimônio líquido, além de notas explicativas que as acompanham. 

Balanço Patrimonial


O balanço patrimonial reflete a posição financeira da empresa num dado momento. É constituído por duas colunas: a do ativo e a do passivo e patrimônio líquido, que se dividem em contas. Vejamos a figura abaixo o balanço patrimonial da empresa Ri Happy Brinquedos, demonstrando estas duas colunas. 



Você pode ter acesso a este balanço patrimonial clicando aqui 

Ativo


O ativo reúne os bens e direitos da empresa. Os bens são máquinas, terrenos, estoques, dinheiro, ferramentas, veículos, instalações etc. Os direitos são as contas a receber, duplicatas a receber, ações, depósitos em contas bancárias e títulos de crédito. As marcas de produtos, embora representem grande valor para a empresa, quase nunca aparecem nos ativos. Nesse caso, são bens intangíveis de propriedade da empresa, mas seu valor monetário não pode ser avaliado objetivamente. 

Abaixo podemos analisar detalhadamente o que compõe o ativo de nossa empresa exemplo:




Passivo e Patrimônio Líquido


O passivo evidencia toda a obrigação (dívida) que a empresa tem com terceiros, como, por exemplo, contas a pagar, fornecedores (a prazo), impostos a pagar e empréstimos. O passivo é uma obrigação exigível, isto é, no momento em que a dívida vencer, será exigida sua liquidação.

O patrimônio líquido evidencia os recursos dos proprietários aplicados no empreendimento. O investimento inicial dos proprietários é denominado capital; havendo outras aplicações por parte deles, serão chamadas acréscimo de capital. O patrimônio líquido também é acrescido com os rendimentos resultantes do capital aplicado – lucro.


Abaixo podemos analisar detalhadamente o que compõe o passivo e patrimônio líquido de nossa empresa exemplo:




Demonstrações de resultado do exercício (DRE)


A demonstração do resultado do exercício mostra se houve lucro ou prejuízo em um período e como se chegou a esse resultado. Trata-se de um resumo ordenado das receitas e despesas da empresa em um determinado período, geralmente 12 meses. É nas demonstrações dos resultados que podemos identificar o lucro líquido da empresa. 

Vejamos na imagem abaixo:




Por fim, é através do balanço patrimonial que podemos ter uma noção do que está acontecendo com a empresa, como está a situação econômica da empresa no momento. O balanço patrimonial é de extrema importância para o empresário na tomada de decisão.



Maximiano, Antonio Cesar Amaru. Administração para empreendedores: fundamentos da criação e da gestão de novos negócios. São Paulo : Pearson Prentice Hall, 2006.



Nenhum comentário:

Postar um comentário